Perfis de Consumidores

Não há dúvidas de que existem diferentes perfis de consumidores e que a crise afeta cada um deles de formas distintas, dependendo da sua situação financeira e de seus hábitos, por exemplo. É por isso que é muito importante que você, empreendedor, compreenda cada um destes consumidores e adapte a estratégia de vendas da sua empresa ao cenário atual.

Pé no Freio

É o que se sente mais vulnerável e abalado financeiramente. Esse grupo reduz todo tipo de gasto, eliminando, adiando, diminuindo ou substituindo o consumo.

Abalado mas Paciente

Também economiza em todas as áreas, mas com menos agressividade. É otimista em relação ao longo prazo, mas menos seguro quanto às perspectivas de recuperação no curto prazo ou a sua capacidade de manter o atual padrão de vida.

Estável, Tranquilo

É o consumidor em situação financeira mais estável. Seu nível de consumo continua próximo dos níveis pré-crise, embora agora tenda a ser um pouco mais seletivo com o que compra. Acredita na própria capacidade de sobreviver bem aos solavancos na economia, hoje e no futuro.

Vive o Presente

Continua agindo como sempre; sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor. Continua agindo como sempre e, de modo geral, não se preocupa em poupar. Dificilmente alteram os hábitos de consumo, salvo, é claro, se perderem o emprego.

Categorias de Produtos e Serviços

Você sabe identificar se o seu negócio se enquadra em produtos/serviços essenciais, agrados, adiáveis ou dispensáveis? Cada um deles tem um momento para se ressentir da crise. Ela está associada a diversos fatores, tais como:

O segmento de negócios que está voltado para itens dispensáveis será o primeiro a ser afetado pela crise;
O modelo de negócios em que os itens são essenciais possivelmente será o menos atingido pela crise;
Os segmentos que se enquadram nos itens agrados/adiáveis também têm grandes chances de serem afetados pela crise.
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Essenciais

Produtos e serviços fundamentais à subsistência e ao bem-estar. (alimento, vestuário e saúde)

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Agrados

Fonte de prazer cuja compra imediata é tida como justificável. (brinquedo, perfume, flor)

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Adiáveis

Coisas necessárias ou desejadas cuja compra pode ser postergada. (viagem, carro, lazer)

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Dispensáveis

Coisas consideradas desnecessárias ou injustificáveis. (comer fora de casa, contratar alguém para limpar a casa)

Consumidores X Produtos e Serviços

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Táticas para Vencer na Crise